• ABP

ABPTV inicia seu especial sobre o Setembro Amarelo®: suicídio em crianças e adolescentes é o tema

Atualizado: Ago 31



Em setembro, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP mantém foco total na realização da maior campanha contra o estigma do mundo, a Campanha Setembro Amarelo®. O dia 10 de setembro é marcado mundialmente como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.


Com o objetivo de combater o estigma, informar corretamente a população e, consequentemente, prevenir o suicídio, o Setembro Amarelo® foi trazido para o Brasil pela ABP em 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM. A relação entre o óbito por suicídio e a presença de doenças mentais é apontada pela OMS: cerca de 96,8% dos casos são considerados complicações dos transtornos psiquiátricos, não tratados ou tratados de forma inadequada.


Na próxima terça-feira, 01 de setembro, o ABPTV debate o tema "Especial Setembro Amarelo: Suicídio em crianças e adolescentes". Neste público específico, o óbito por suicídio representa a principal causa de morte evitável, ou seja, é possível salvar vidas!


Para debater o assunto, participarão do programa as doutoras Fátima Vasconcellos, Sheila Caetano e Tatiana Assumpção.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Participe você também e acompanhe os programas especiais do Setembro Amarelo®!

Conheça melhor os nossos convidados abaixo:


  • Dra. Fátima Vasconcelos: médica psiquiatra, especialista em Psiquiatria ABP/AMB, Mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Chefe de Clínica Serviço de Psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Diretora Tesoureira da ABP.

  • Dra. Sheila Caetano: professora Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, Coordenadora do Programa DICA - Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes da UNIFESP/EPM.

  • Dra. Tatiana Malheiros Assumpção: Médica Psiquiatra, com residência médica no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP e na EPM-UNIFESP. Título de especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h