Em setembro, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP mantém foco total na realização da maior campanha contra o estigma do mundo, a Campanha Setembro Amarelo®. O dia 10 de setembro é marcado mundialmente como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Com o objetivo de combater o estigma, informar corretamente a população e, consequentemente, prevenir o suicídio, o Setembro Amarelo® foi trazido para o Brasil pela ABP em 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM. A relação entre o óbito por suicídio e a presença de doenças mentais é apontada pela OMS: cerca de 96,8% dos casos são considerados complicações dos transtornos psiquiátricos, não tratados ou tratados de forma inadequada.
Na próxima terça-feira, 01 de setembro, o ABPTV debate o tema "Especial Setembro Amarelo: Suicídio em crianças e adolescentes". Neste público específico, o óbito por suicídio representa a principal causa de morte evitável, ou seja, é possível salvar vidas!
Para debater o assunto, participarão do programa as doutoras Fátima Vasconcellos, Sheila Caetano e Tatiana Assumpção.
O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.
Participe você também e acompanhe os programas especiais do Setembro Amarelo®!
Conheça melhor os nossos convidados abaixo:
Dra. Fátima Vasconcelos: médica psiquiatra, especialista em Psiquiatria ABP/AMB, Mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Chefe de Clínica Serviço de Psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Diretora Tesoureira da ABP.
Dra. Sheila Caetano: professora Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, Coordenadora do Programa DICA - Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes da UNIFESP/EPM.
Dra. Tatiana Malheiros Assumpção: Médica Psiquiatra, com residência médica no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP e na EPM-UNIFESP. Título de especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo.
Commenti