• ABP

"O impacto das epidemias na saúde mental" é o tema do próximo ABPTV

Atualizado: Mar 17






Nos últimos meses, temos acompanhado um surto do novo corona vírus, o COVID-19. A Organização Mundial de Saúde - OMS classificou a situação como pandemia no último dia 11 de março.


Apesar do pequeno número de infectados no Brasil, a doença tem causado pânico pelas suas ainda desconhecidas consequências. Como essas epidemias influenciam na saúde mental? Como podemos prevenir que essa preocupação se torne um fator que atrapalhe a rotina do indivíduo?


Essas e outras questões serão respondidas no ABPTV da próxima terça-feira, às 20h30, pelos Drs. Alexandrina Meleiro, Antônio Geraldo da Silva, Luiz Carlos Mabilde e Marcos Gebara, além da participação da representante do Ministério da Saúde, Dra. Mayra Pinheiro. Conheça melhor os participantes:


  • Dra. Alexandrina Meleiro - médica psiquiatra, Doutora em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, onde também leciona.

  • Dr. Antônio Geraldo da Silva - médico psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL.

  • Dr. Luiz Carlos Mabilde - médico psiquiatra (UFRGS) e Professor/Supervisor Convidado dos Cursos de Psiquiatria, Psicoterapia e de Supervisão (CELG/UFRGS); Psicanalista Didata e Professor do Instituto de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA/IPA).

  • Dr. Marcos Gebara - Médico Psiquiatra Clínico e Forense, Psicanalista. Título de Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria em Psiquiatria Clínica, Psiquiatria Forense e Psicoterapia.

  • Dra. Mayra Pinheiro - Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

Participe você também enviando a sua pergunta pelos comentários pelo Facebook da ABP, Canal do ABPTV no Youtube ou Linha Direta no site da ABP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo todas às terças-feiras, às 20h30. Não perca!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h