• ABP

"Diagnóstico e tratamento do transtorno bipolar" é o tema do próximo ABPTV

Doença com causas biológicas, neuroquímicas e psicossociais, o transtorno bipolar afeta cerca de 140 milhões de pessoas em todo o mundo. Em média, o paciente leva 10 anos para ser diagnosticado, com seus primeiros sintomas aparecendo entre os 18 e os 25 anos.


Devido ao estigma e também à falta de tratamento correto, aproximadamente 50% dos paciente com transtorno bipolar atentam contra a própria vida, resultado do autoestigma, preconceito e desconhecimeto sobre a doença.


Para falar sobre este tema, o ABPTV recebe os doutores Fábio Gomes de Matos, Helena Calil e Sergio Tamai. Conheça-os melhor abaixo:


  • Dr. Fábio Gomes de Matos e Souza: médico psiquiatra, Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo, Escócia, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, Preceptor e Professor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio.

  • Dra. Helena Calil: médica psiquiatra, Professora Titular de Psicofarmacologia, Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Livre-Docente em Psiquiatria Clinica pela UNIFESP, Pós-doutorado na Universidade de Stanford e no Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH/EUA), Conselheira do Colégio Internacional of Neuro Psychopharmacology (CINP).

  • Dr. Sergio Tamai: médico psiquiatra, Doutor em Psiquiatria pela Psiquiatria pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Ex- Coordenador de Políticas em Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h