• ABP

ABPTV debate "Dependência química e comorbidades psiquiátricas"

Atualizado: 3 de Ago de 2018


A dependência química é uma condição patológica que, atualmente, acomete 3 a 6% de toda a população mundial, de acordo com dados do Centro Regional de Referência em Drogas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.


Nas duas últimas semanas, a mídia acompanhou o caso da cantora americana Demi Lovato, que foi internada com suspeita de ter sofrido uma overdose. A jovem tinha histórico de dependência química, além de outros quadros psiquiátricos, como transtorno de humor bipolar e transtornos alimentares.


Como adequar o tratamento do paciente em quadros como este? O programa ABP TV da próxima segunda-feira, 06, traz à discussão o tema "Dependência química e comorbidades psiquiátricas". Participarão do debate os doutores Ana Cecília Marques, Ronaldo Laranjera e Sérgio de Paula Ramos. Conheça abaixo os convidados:


- Dra. Ana Cecília Marques: Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Coordenadora da Comissão de Dependência Química da ABP, Coordenadora do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), Coordenadora Técnica do Projeto PERISCÓPIO Tarumã (SP), Professora afiliada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).


- Dr. Ronaldo Laranjeira: PHD em Psiquiatria pela Universidade de Londres (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP.


- Dr. Sérgio de Paula Ramos: Médico psiquiatra e psicanalista com 40 anos de experiência no tratamento de dependências químicas, Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Membro Titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Ex-Presidente e Membro Consultivo da Associação Brasileira de Álcool e outras Drogas (ABEAD), Coordenador Técnico do Curso de especialização em dependência química da UFCSPA.


Participe você também do programa ABP TV! Envie sua pergunta pelos comentários da transmissão ao vivo no Facebook da ABP ou Canal do ABPTV no Youtube, ou pelo Linha Direta disponível em nosso site.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h