top of page
  • Foto do escritorABP

ABPTV debate "Abordagem e manejo do comportamento suicida"no próximo programa


A última quinta-feira, dia 10 de setembro, foi marcada por ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Estima-se que cerca de 800 mil pessoas vão a óbito por suicídio todo ano no mundo, mas este número pode ser bem maior se considerarmos a subnotificação.


O suicídio é uma emergência médica e necessita de cuidados especiais em seu manejo. Além da expertise técnica e científica, outros fatores compõem a abordagem bem sucedida do paciente com ideação suicida e o caminho para que o indivíduo recobre a qualidade de vida. Mas como devem agir médicos e profissionais de saúde no atendimento do paciente com comportamento suicida?


Para falar sobre o tema "Abordagem e manejo do comportamento suicida", o ABPTV da próxima terça-feira, 15 de setembro, recebe os doutores Leonardo Baldaçara, Sandra Peu e Telma Freitas. Conheça os participantes:


  • Dr. Leonardo Baldaçara: médico psiquiatra, professor da Universidade Federal do Tocantins e Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Diretor Regional Centro-oeste e Coordenador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.

  • Dra. Sandra Peu: Coordenadora da Campanha de Prevenção do Suicídio na Bahia - Setembro Amarelo - designada pela Associação Brasileira de Psiquiatria de 2015 à 2018. Produziu o SHOW PRA VIDA em 2016, durante a Campanha Setembro Amarelo, como Diretora da Associação Psiquiátrica da Bahia.Diretora de Articulações e Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania em 2019.

  • Dra. Telma Freitas: médica psiquiatra, membro da Comissão de Defesa Profissional e Políticas Públicas de Saúde Mental da ABP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

bottom of page