top of page
  • ABP

ABPTV debate "Abordagem e manejo do comportamento suicida"no próximo programa


A última quinta-feira, dia 10 de setembro, foi marcada por ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Estima-se que cerca de 800 mil pessoas vão a óbito por suicídio todo ano no mundo, mas este número pode ser bem maior se considerarmos a subnotificação.


O suicídio é uma emergência médica e necessita de cuidados especiais em seu manejo. Além da expertise técnica e científica, outros fatores compõem a abordagem bem sucedida do paciente com ideação suicida e o caminho para que o indivíduo recobre a qualidade de vida. Mas como devem agir médicos e profissionais de saúde no atendimento do paciente com comportamento suicida?


Para falar sobre o tema "Abordagem e manejo do comportamento suicida", o ABPTV da próxima terça-feira, 15 de setembro, recebe os doutores Leonardo Baldaçara, Sandra Peu e Telma Freitas. Conheça os participantes:


  • Dr. Leonardo Baldaçara: médico psiquiatra, professor da Universidade Federal do Tocantins e Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Diretor Regional Centro-oeste e Coordenador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.

  • Dra. Sandra Peu: Coordenadora da Campanha de Prevenção do Suicídio na Bahia - Setembro Amarelo - designada pela Associação Brasileira de Psiquiatria de 2015 à 2018. Produziu o SHOW PRA VIDA em 2016, durante a Campanha Setembro Amarelo, como Diretora da Associação Psiquiátrica da Bahia.Diretora de Articulações e Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania em 2019.

  • Dra. Telma Freitas: médica psiquiatra, membro da Comissão de Defesa Profissional e Políticas Públicas de Saúde Mental da ABP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Posts recentes

Ver tudo

As escolas são ambientes de aprendizagem e desenvolvimento social para os adolescentes, um local que deve ser reconhecido como seguro. Porém, infelizmente, muitos adolescentes vivenciam práticas de co

bottom of page