• ABP

ABPTV debate "Saúde mental do profissional de saúde nas frentes de trabalho do Covid-19"


No dia 11 de maio, a pandemia de Covid-19 decretada pela Organização Mundial da Saúde - OMS completará dois meses. Desde o seu início, no mês de março, trabalhadores de diversas áreas têm sido afetados física e psiquicamente pelas consequências trazidas pela situação.


A área da saúde é, sem dúvida, uma das principais no combate ao novo coronavírus e, consequentemente, uma das mais afetadas pelos impactos negativos da doença. De acordo com estudos realizados após outras pandemias, como a Sars e a Mers, médicos e demais profissionais da área serão o grupo mais acometido de doenças psiquiátricas relativas ao período da pandemia.

O ABPTV da próxima terça-feira, 12 de maio, traz à discussão o tema "Saúde mental do profissional de saúde nas frentes de trabalho da COVID 19". Participarão do programa os doutores Antônio Geraldo da Silva, Edméa Costa, Marcelo Feijó e Sérgio Baldassin. Conheça melhor os convidados abaixo:


  • Dr. Antônio Geraldo da Silva: médico psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL;

  • Dra. Edméa Oliva: médica psiquiatra, Profa. Aposentada de Psiquiatria do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (DME/UFS), membro da Comissão de Atenção à Saúde Mental do Médico da ABP;

  • Dr. Marcelo Feijó de Mello: médico psiquiatra, professor Livre-docente adjunto do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e professor pleno da Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein;

  • Dr. Sérgio Baldassin: médico psiquiatra, professor do Departamento de Neurociências da Faculdade de Medicina do ABC, coordenador da Comissão de Atenção à Saúde Mental do Médico da ABP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Não perca o tema "Saúde mental do profissional de saúde nas frentes de trabalho da COVID 19".


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h