• ABP

"Covid-19 e a trajetória do luto" é o tema do próximo ABPTV

Atualizado: 25 de Mai de 2020



A pandemia de Covid-19 alterou a rotina de todo o mundo. Não apenas o modo de se relacionar socialmente, mas também aulas, cursos, atividades laborais, entre outros.


Também trouxe um novo cenário para a trajetória do luto. Apesar do processo ser individual e diverso, a pandemia alterou também os rituais e as etapas que são fundamentais para a aceitação da perda e construção de sentido.


Para falar sobre as alterações no processo de luto durante a pandemia de Covid-19, o ABPTV apresenta o programa "Covid-19 e a trajetória do luto". Participação do debate os doutores Antônio Geraldo da Silva, Gley Costa, Kleber Oliveira e Miriam Gorender. Conheça melhor os convidados abaixo:


  • Dr. Antônio Geraldo da Silva: médico psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL;

  • Dr. Gley Costa: médico psiquiatra e psicanalista, Professor da Fundação Universitária Mário Martins, membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, Membro Titular da Associação Psicanalítica Internacional.

  • Dr. Kleber Oliveira: médico psiquiatra, Prof. Assistente do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará - UFPA e do Centro Universitário do Pará - CESUPA, coordenador do Programa de Residência Medica em Psiquiatria da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana, Mestre em genética e biologia molecular pela UFPA, Diretor Tesoureiro Adjunto da ABP.

  • Dra. Miriam Gorender: médica psiquiatra, doutora em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, professora associada do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Universidade Federal da Bahia, Diretora Secretária Adjunta da ABP.

O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Participe você também!