top of page

ABPTV discute "Cognição e funcionalidade nos transtornos mentais graves"


abptv-cognicao-e-funcionalidae

Os transtornos mentais, quando não diagnosticados e tratados corretamente, acarretam sérios prejuízos aos pacientes. Além as manifestações sintomáticas, alguns dos transtornos mais graves trazem consigo também alterações na cognição e funcionalidade dos pacientes.


Transtornos como a esquizofrenia, por exemplo, podem acarretar alterações cognitivas, diretamente ligadas a prejuízo funcional e a pior qualidade de vida dos pacientes. Como atuar junto aos pacientes de modo a evitar e prevenir tais prejuízos? De que forma o psiquiatra deve estar atento para estes aspectos durante o acompanhamento do paciente?


Estas e outras perguntas serão respondidas no ABPTV da próxima segunda-feira, 19, com o tema "Cognição e funcionalidade nos transtornos mentais graves". Participarão do programa os doutores Clarissa Gama e Fabiano Gomes, que responderão às perguntas dos internautas.


O ABPTV vai ao ar em todas as segundas-feiras, às 21h. A transmissão ao vivo acontece pelo site da ABP, página no Facebook ou Canal ABPTV no Youtube. Participe você também enviando sua pergunta pelo Linha Direta em nosso site ou pelos comentários das transmissões ao vivo.


Conheça nossos convidados abaixo:

  • Dra. Clarissa Gama: médica psiquiatra, Livre Docente pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, professora adjunta do departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento e do PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica. Pós-doutora, com bolsa PDE-CNPq, na Universidade de Melbourne, Barwon Health, Geelong/Australia (2007-2008).

  • Dr. Fabiano Gomes: médico psiquiatra, Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela UFRGS, professor colaborador de Psiquiatria da Universidade de Brasília, coordenando o Ambulatório de Transtornos do Humor do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Kommentare


bottom of page