• ABP

ABPTV debate "Cirurgia Bariátrica e Psiquiatria"


"Cirurgia bariátrica e psiquiatria" é o tema do próximo programa ABPTV, que vai ao ar na terça-feira, 12 de março, às 20h30. Com transmissão ao vivo pelo Facebook, Youtube e site da Associação, o ABPTV é uma plataforma de psicoeducação que permite o esclarecimento aos internautas, bem como a atualização científica do psiquiatra.


Apesar de cirurgia bariátrica não ser considerada como causa de transtornos psiquiátricos, pacientes que possuem predisposição ao desenvolvimento de doenças mentais podem ter no processo cirúrgico o gatilho para manifestação dos sintomas. Transtornos como ansiedade, depressão, uso de substâncias, transtornos compulsivos alimentares são alguns dos quadros psiquiátricos associados ao procedimento.


Para falar mais sobre a relação entre a psiquiatria e a cirurgia bariátrica e metabólica, o ABPTV recebe os psiquiatras Glauber Kaio e Maria Francisca Mauro. Conheça-os melhora abaixo:

  • Dr. Glauber Higa Kaio: médico psiquiatra com Título de Especialista pela AMB/ABP, especialista em Transtornos Alimentares pelo PROATA (Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares da Universidade Federal de São Paulo), onde atua como psiquiatra.

  • Dra. Maria Francisca Mauro: médica psiquiatra com residência pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, pesquisadora colaboradora no Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica - PROCIBA no Hospital Universitário Clementino Fraga, participa do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares - GOTA do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPUB/UFRJ.

Participe você também do ABPTV por meio dos comentários ao vivo das transmissões no Facebook e Youtube, ou pelo Linha Direta disponível no site da ABP. As suas dúvidas podem ser respondidas pelos nossos convidados.


Assista ao programa "Cirurgia Bariátrica e Psiquiatria" na próxima terça-feira, 12/03, às 20h30!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h