• ABP

ABPTV debate "Casos difíceis em dependência química"


O programa ABPTV da próxima terça-feira, 12 de fevereiro, debate o tema "Casos difíceis em dependência química". Quadro patológico complexo, a dependência é uma realidade clínica para psiquiatras de todo o país.


O uso de substâncias como álcool, tabaco e outras drogas é uma preocupação da Organização Mundial de Saúde. Segundo o órgão, por exemplo, mais da metade da população de homens e um décimo da população de mulheres serão fumantes a cada ano e quando envelhecerem.


Os transtornos por uso de substâncias também estão relacionados a altos índices de suicídio: cerca de 22% dos óbitos por suicídio, o que representa aproximadamente 200 mil mortes por ano.


Para conversar sobre o assunto, o ABPTV recebe os psiquiatras Dânia Barbosa, Eduardo Bacelar e Leonardo Barbosa. Conheça melhor os nossos participantes abaixo:

  • Dra. Dânia Barbosa: Médica psiquiatra, especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Membro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD).

  • Dr. Eduardo Bacelar: médico psiquiatra, especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Mestre pela Universidade Federal do Ceará - UFC, onde também cursa Doutorado; presidente do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará - NUPEC.

  • Dr. Leonardo Barbosa: Médico psiquiatra, Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Membro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD).

Participe você também do programa ABPTV. Envie a sua pergunta nos comentários das transmissões ao vivo via Facebook e Youtube ou pelo Linha Direta disponível no site da ABP.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h