• ABP

"Transtorno de personalidade borderline" é o tema do próximo ABPTV

Atualizado: Nov 3


Na próxima terça-feira, 03 de novembro, o ABPTV apresenta o programa "Transtorno de personalidade borderline: diagnóstico e tratamento". Participam do debate os doutores Graziela Stein, Suzzana Bernardes e Theodor Lowenkron.


A personalidade borderline, também conhecida como limítrofe, é caracterizada por instabilidade no humor e comportamento. Entre os sintomas do transtorno, encontram-se a insegurança, a impulsividade e o prejuízo nas relações sociais. Além disso, o comportamento e a ideação suicida estão associados a pacientes com esse tipo de personalidade.


Quais aspectos são considerados como diagnóstico diferencial para o transtorno de personalidade borderline? Uma vez confirmado o diagnóstico, quais os primeiros passos para seu tratamento e restabelecimento da qualidade de vida do paciente?


Essas e outras perguntas serão respondidas pelas convidadas da semana. Conheça-as melhor abaixo:


  • Dra. Graziela Stein: médica psiquiatra, Título de Especialista em Psiquiatria e Psicoterapia pela AMB/ABP, professora de Ética e Sistemas de Saúde em Psiquiatria, Diretora Tesoureira da Associação Psiquiátricas Cyro Martins.

  • Dra. Suzzana Bernardes: médica psiquiatra, Coordenadora da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM-AL), Diretora da Associação Alagoana de Psiquiatria - AAP.

  • Dr. Theodor Lowenkron: médico psiquiatra, Livre Docente e Professor Associado de Psiquiatria da UFRJ, Pós-Doutor em Teoria Psicanalítica da UFRJ.

O programa ABPTV é transmitido ao vivo peloFacebook da ABP,Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h