"Automutilação e Adolescência" é tema de ABPTV, com Dr. Gustavo Dória e Dr. Emerson Arcoverde


A passagem da infância para a vida adulta é marcada por um período de mudanças tanto físicas quanto psíquicas. A fase que conhecemos por adolescência é cercada de modificações no contexto social, biológico até mesmo na percepção de si mesmo e seu comportamento diante do mundo para os jovens.


Dentro da dificuldade de lidar com as mudanças, a adolescência patológica está relacionada muitas vezes a comportamentos autolesivos, o que indicar a presença de um transtorno psiquiátrico. Como agravamento da situação, a ideação suicida está, por vezes, associada a automutilação.


Para falar mais sobre o assunto, o programa ABPTV da próxima terça-feira abordará o tema “Adolescência e automutilação”. Participarão do debate os psiquiatras Emerson Arcoverde e Gustavo Dória, associados da ABP. Conheça melhor os convidados abaixo:

  • Dr. Emerson Arcoverde: médico psiquiatra, Doutor em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP, Pós-doutor pela Universidade de Alberta, no Canadá, chefe do setor de Regulação e Avaliação em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

  • Dr. Gustavo Dória: médico psiquiatra, Título de Especialista em Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela AMB/ABP, Dou