• ABP

"Aspectos clínicos da síndrome do pânico" é o tema do próximo ABPTV


Palpitações, taquicardia, sensação de falta de ar, sudorese intensa, náusea ou desconforto abdominal, tontura, ondas de calor e calafrios. Estes são alguns dos sintomas físicos da síndrome do pânico, que podem vir acompanhados de sintomas psicológicos, como o medo de morrer ou de perder o controle.


A síndrome ou transtorno do pânico é uma doença psiquiátrica caracterizada por crises agudas de ansiedade, de curta duração. O programa ABPTV da próxima terça-feira apresenta o tema "Aspectos clínicos da síndrome do pânico", com os doutores Alexandre Valença e Márcio Bernik.


No dia 06 de agosto, às 20h30, os psiquiatras convidados debaterão aspectos relacionados à prevalência do transtorno de pânico, seu diagnóstico e tratamento, além de avanços em seu tratamento. Conheça melhor os nossos convidados abaixo:

  • Dr. Alexandre Valença: médico psiquiatra, Doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Pós-doutor em Fisiologia da Respiração pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Coordenador do Centro de Estudos do IPUB-UFRJ. Coordenador do Setor de Psiquiatria Forense do IPUB-UFRJ.

  • Dr. Márcio Bernik: médico psiquiatra, Doutor em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo. Médico assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC/FMUSP.

Acompanhe o programa ABPTV pelas transmissões ao vivo no Facebook da ABP ou Canal ABPTV no Youtube, além da exibição pelo site da Associação. Você também pode participar enviando a sua pergunta pelos comentários das transmissões ou pelo Linha Direta em nosso site.


Não perca o ABPTV do dia 06/08: "Aspectos clínicos da síndrome do pânico!


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h