• ABP

ABPTV debate Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes


No Brasil, o dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por isso, na próxima semana, o programa ABPTV debate o tema "Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes", no dia 07 de maio, às 20h30.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, pedofilia é considerada uma doença, catalogada desde a década de 60. No Brasil, entretanto, o termo está associado ao abuso sexual de menores de 14 anos, que configura crime segundo o Código Penal Brasileiro, além do consumo e distribuição de pornografia infantil.


Mas como a psiquiatria vê essa triste realidade, presente não só no Brasil, mas em todo o mundo? Como se dá o tratamento das pessoas que apresentam este transtorno e qual o paralelo traçado com a legislação brasileira?


Para falar sobre o assunto, o ABPTV recebe a Dra. Lisieux Telles e Dr. Luiz Carlos Coronel. Conheça-os melhor abaixo:


- Dra. Lisieux Telles: médica psiquiatra, mestre em Psiquiatria Forense e doutora em Medicina pela Universidad Nacional de La Plata. Professora do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. Coordenadora do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da ABP. Member-at-Large of Section of Forensic Psychiatry, World Psychiatric Association.


- Dr. Luiz Carlos Coronel: médico psiquiatra, Título de Especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense pela AMB/ABP, Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador da Política de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.


O ABPTV é transmitido ao vivo pelo site da Associação, página da ABP no Facebook ou Canal do ABPTV no Youtube. Você pode participar enviando a sua pergunta pelos comentários nas transmissões ao vivo pelas redes sociais ou pelo Linha Direta, disponível no site da ABP.


Assista ao ABPTV da próxima semana, com o tema "Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes"!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h