top of page
  • Foto do escritorABP

ABP TV volta com o Especial CBP e aborda as atualizações na psicofarmacologia


Os primeiros psicofármacos surgiram na década de 1950, inaugurando a psicofarmacologia moderna ao substituir os sedativos e hipnóticos. Já a partir do final dos anos 1980, novos psicofármacos surgiram, a partir das crescentes pesquisas e o consequente avanço científico, que foram cruciais para a evolução da psicofarmacologia. Dessa forma, foi possível fornecer melhores tratamentos e uma melhor qualidade de vida para os padecentes de doenças mentais.


Na próxima terça-feira, 27 de setembro, o Especial CBP volta ao programa ABP TV com o tema "Atualizações em Psicofarmacologia", abordando principalmente a inovação da psicofarmacologia nos idosos, nas mulheres em período de gravidez e lactação e, também, a nova geração de antidepressivos - temas que serão debatidos durante o XXXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria.


O programa é transmitido ao vivo às 20h30. Participam os médicos psiquiatras:


  • Dr. Acioly Lacerda: associado efetivo da ABP, Professor Adjunto, Livre Docente do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Coordenador do PRODAF - Programa de Transtornos Afetivos da UNIFESP. Diretor da BR Trials - Pesquisa Clínica. Pós Doutorado no Laboratório de Neuroquímica Cerebral da Universidade de Pittsburgh

  • Dr. Amaury Cantilino: médico psiquiatra especialista em Psicoterapia pela ABP. Mestre e Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Pernambuco. Ex-coordenador do Departamento de Psicoterapia da ABP e vice-coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Mulher da ABP. Presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (gestão 2020-2022).

  • Dr. Clayton Torres Aguiar: médico psiquiatra especialista em Psicogeriatria pela ABP, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza e Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor e supervisor das atividades de extensão do curso de medicina da Universidade de Fortaleza. Médico Psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Atuando no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns.


O programa ABP TV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


bottom of page