top of page
  • ABP

ABP TV volta com o Especial CBP e aborda as atualizações na psicofarmacologia


Os primeiros psicofármacos surgiram na década de 1950, inaugurando a psicofarmacologia moderna ao substituir os sedativos e hipnóticos. Já a partir do final dos anos 1980, novos psicofármacos surgiram, a partir das crescentes pesquisas e o consequente avanço científico, que foram cruciais para a evolução da psicofarmacologia. Dessa forma, foi possível fornecer melhores tratamentos e uma melhor qualidade de vida para os padecentes de doenças mentais.


Na próxima terça-feira, 27 de setembro, o Especial CBP volta ao programa ABP TV com o tema "Atualizações em Psicofarmacologia", abordando principalmente a inovação da psicofarmacologia nos idosos, nas mulheres em período de gravidez e lactação e, também, a nova geração de antidepressivos - temas que serão debatidos durante o XXXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria.


O programa é transmitido ao vivo às 20h30. Participam os médicos psiquiatras:


  • Dr. Acioly Lacerda: associado efetivo da ABP, Professor Adjunto, Livre Docente do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Coordenador do PRODAF - Programa de Transtornos Afetivos da UNIFESP. Diretor da BR Trials - Pesquisa Clínica. Pós Doutorado no Laboratório de Neuroquímica Cerebral da Universidade de Pittsburgh

  • Dr. Amaury Cantilino: médico psiquiatra especialista em Psicoterapia pela ABP. Mestre e Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Pernambuco. Ex-coordenador do Departamento de Psicoterapia da ABP e vice-coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Mulher da ABP. Presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (gestão 2020-2022).

  • Dr. Clayton Torres Aguiar: médico psiquiatra especialista em Psicogeriatria pela ABP, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza e Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor e supervisor das atividades de extensão do curso de medicina da Universidade de Fortaleza. Médico Psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Atuando no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns.


O programa ABP TV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Posts recentes

Ver tudo

As escolas são ambientes de aprendizagem e desenvolvimento social para os adolescentes, um local que deve ser reconhecido como seguro. Porém, infelizmente, muitos adolescentes vivenciam práticas de co

bottom of page