top of page
  • Foto do escritorABP

ABP TV: violência contra os idosos


Embora a velhice seja considerada a "melhor idade" por ser um momento de tranquilidade, infelizmente os idosos têm se tornado cada vez mais vítimas de violência. Dados do Disque 100, canal do Governo Federal que recebe denúncias de violação dos direitos humanos, apontam que a pandemia de Covid-19 intensificou os casos. De 2019 para 2020, houve um aumento de 53% nas denúncias de violência contra os idosos.


Existem diversas formas de agressão contra a pessoa idosa e a maioria dos abusadores fazem parte da família da vítima. A violência pode ser financeira, psicológica, física e, até mesmo, negligência e abandono. O dia 15 de junho é marcado pelo Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e o próximo ABP TV vai se dedicar a debater esse assunto tão atual e relevante para a nossa sociedade.


O programa é ao vivo no dia 14 de junho, às 20h30, com a participação dos convidados:


  • Dr. Ricardo Barcelos - Especialista em Psiquiatria geral e Psicogeriatria (ABP/AMB), Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP; Professor Adjunto de Psiquiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Fundador e Coordenador do Ambulatório de Psicogeriatria da UFJF, e ex Vice-coordenador do Departamento de Psiquiatria Geriátrica da ABP.

  • Dra. Tânia Ferraz Alves - médica psiquiatra especialista em Psicogeriatria, Coordenadora do departamento de Psicogeriatria da ABP, diretora de Enfermarias e Vice-diretora do corpo clínico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.

O ABP TV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABP TV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


bottom of page