top of page
  • ABP

ABP TV: violência contra a mulher é tema do próximo programa

Atualizado: 8 de mar. de 2022


Embora seja cada vez mais debatida pela mídia, ONGs, instituições, espaços públicos e outros, a violência contra a mulher ainda é uma triste realidade que assola não só o nosso país, como todo o mundo. Engana-se, no entanto, quem resume a violência contra a mulher apenas à agressão física. A Lei Maria da Penha, uma das principais e mais conhecidas leis de proteção, prevê cinco tipos de violência: a física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.


Como esses diferentes tipos de violência impactam na saúde mental da vítima? E na família? Qual tratamento deve ser dado a essas mulheres? Essas e outras perguntas serão respondidas no ABP TV especial Dia da Mulher, que acontece na próxima terça-feira, 08 de março, às 20h30.


Conheça os convidados:

  • Dra. Alcina Barros: secretária do Departamento de Psiquiatria Forense da ABP. Psiquiatra forense pela ABP e UFSCPA, doutora em Psiquiatria pela UFRGS, Médica Psiquiatra Judiciária do TJRS, membro da American Academy of Psychiatry and the Law.

  • Dr. Alexandre Valença: médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria Forense pela AMB/ABP, Pós-Doutor em Fisiologia da Respiração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, vice-coordenador do Departamento de Psiquiatria Forense da ABP.

  • Dr. Antônio Geraldo da Silva: médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria Forense pela AMB/ABP, membro do comitê permanente de sessões científicas na Associação Mundial de Psiquiatria – WPA. Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Presidente da ABP.

  • Dra. Lisieux Borba Telles: Coordenadora do Departamento de Psiquiatria Forense da ABP. Professora do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. Docente de la Maestría en Psiquiatría Forense de la UNLP. Diretora Científica, de Ensino e Pesquisa do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso.

O programa ABPTV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Posts recentes

Ver tudo

As escolas são ambientes de aprendizagem e desenvolvimento social para os adolescentes, um local que deve ser reconhecido como seguro. Porém, infelizmente, muitos adolescentes vivenciam práticas de co

bottom of page