• ABP

ABP TV: uso de maconha na adolescência


Não é novidade que o uso de drogas, principalmente as ilícitas, traz prejuízos tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Uma das drogas que mais oferece riscos é a maconha, que ultimamente vem recebendo bastante publicidade positiva e passou a ser percebida pelos mais jovens não só como "inofensiva", mas também como uma droga que, até mesmo, promove benefícios.


Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, a maconha é a droga ilícita mais consumida no mundo e, como qualquer outra substância psicoativa, traz diversos riscos sobretudo para crianças e adolescentes, que ainda têm o cérebro em formação. O ABP TV da próxima terça-feira, 07 de junho, vai abordar o tema "Uso de maconha na adolescência".


O programa será transmitido ao vivo às 20h30 com os médicos psiquiatras:


  • Dra. Carla Bicca: médica psiquiatra, especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Terapeuta Cognitiva pelo Beck Institute, Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vice-coordenadora da Comissão de Dependência Química da ABP.

  • Dr. Cláudio Jerônimo da Silva: médico psiquiatra especialista em Dependência Química e Doutor em Ciências pela UNIFESP. Professor afiliado no Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Pesquisador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas. Diretor técnico da Unidade Recomeço Helvétia. Experiência de 20 anos no atendimento e gerenciamento de casos em Dependência Química no setor privado e público. Associado efetivo da ABP.

  • Dra. Fernanda Lia de Paula Ramos: médica psiquiatra, especialista em dependência química pela UNIFESP e em psicoterapia pela UFRGS, Diretora da Villa Janus, Vice-presidente da ABEAD na gestão 2019-2021. Membro da Comissão de Dependência Química da ABP.

  • Dr. Sérgio de Paula Ramos: MD, PhD. Membro Titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Membro do Conselho Consultivo da ABEAD. Diretor da Villa Janus. Membro da Comissão de Dependência Química da ABP.


O ABP TV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABP TV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.