top of page
  • ABP

ABP TV debate Transtorno de personalidade borderline


O transtorno de personalidade borderline é caracterizado principalmente por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade, além do grande medo de abandono.


Padecentes deste transtorno possuem dificuldade de controlar sua raiva e muitas vezes se tornam inadequados e intensamente irritados. Eles podem expressar sua raiva de diversas formas, como por exemplo, fazendo uso de sarcasmo, amargura ou fala irritada. Após a explosão, eles muitas vezes sentem vergonha e culpa, reforçando seus sentimentos de que são maus.


Qual a faixa etária mais frequente de se diagnosticar o transtorno de personalidade borderline? Quais os principais sintomas são considerados para fechar o diagnóstico de borderline? Por que o borderline é comumente confundido com outros transtornos mentais? Essas e outras perguntas serão respondidas no ABP TV do dia 13 de julho, pelas doutoras Graziela Stein, Jackeline Giusti, Luisa Bisol e Suzzana Bernardes.



Dra. Graziela Stein: médica psiquiatra, Título de Especialista em Psiquiatria e Psicoterapia pela AMB/ABP, professora de Ética e Sistemas de Saúde em Psiquiatria, Diretora Tesoureira da Associação Psiquiátricas Cyro Martins.


Dra. Jackeline Giusti: médica psiquiatra, Mestre e Doutora em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP.


Dra. Luísa Bisol: médica psiquiatra, Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC.


Dra. Suzzana Bernardes: médica psiquiatra, Coordenadora da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM-AL), Diretora da Associação Alagoana de Psiquiatria - AAP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Posts recentes

Ver tudo

As escolas são ambientes de aprendizagem e desenvolvimento social para os adolescentes, um local que deve ser reconhecido como seguro. Porém, infelizmente, muitos adolescentes vivenciam práticas de co

bottom of page