• ABP

ABP TV - Transtorno bipolar em crianças


O transtorno bipolar caracteriza-se por períodos alternados do estado de humor, maníaco, depressivo. Suas crises, que atingem cerca de 3% da população mundial, podem variar de intensidade, frequência e duração. Além disso, pacientes com transtorno bipolar encontram-se no principal grupo de risco para o comportamento suicida.


Em crianças, geralmente o primeiro sintoma do transtorno bipolar é um ou mais episódios de depressão. Além das perdas nas relações interpessoais, quando não tratado corretamente, o transtorno também afeta o desempenho escolar.


Como identificar os primeiros sintomas? A partir de quantos anos é possível realizar o diagnóstico? Estas e outras perguntas serão respondidas pelos doutores Antônio Geraldo da Silva, Deisy Mendes Porto e Lilian Lucas no ABP TV do dia 17 de agosto.


Conheça os participantes:


Dr. Antônio Geraldo da Silva: médico psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, membro do comitê permanente de sessões científicas na Associação Mundial de Psiquiatria - WPA.

Dra. Deisy Porto: médica psiquiatra, especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência AMB/ABP, presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria - ACP.

Dra. Lílian Lucas: médica psiquiatra, especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência AMB/ABP, vice-coordenadora do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência da ABP.

​​O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.