A depressão de difícil tratamento, também conhecida como depressão refratária ou resistente, caracteriza-se pela resistência que ela tem aos tratamentos indicados pelo psiquiatra. Essa falta de resposta faz com que muitos pacientes abandonem o tratamento
Já o transtorno bipolar, é um transtorno de humor complexo que causa oscilações, levando a pessoa da euforia à depressão em curto período de tempo. As crises podem variar de intensidade, frequência e duração.
Uma mesma pessoa pode sofrer com estes dois transtornos mentais? Qual o diagnóstico diferencial destes transtornos? Estes transtornos são mais comuns em homens ou mulheres? Estas e outras questões serão respondidas no ABP TV desta terça-feira, dia 04 de agosto.
Dra. Doris Moreno - Mestre-doutora em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Médica Assistente do Instituto de Psiquiatria HC FMUSP. Pesquisadora e Supervisora do Programa de Transtornos Afetivos (GRUDA).
Dr. Mario Juruena - Mestre em Affective Neuroscience pela Universidade de Maastricht, Holanda; Mestre em Psicobiologia pela Unifesp; e Doutor (PhD) em Psiquiatria pela Universidade de Londres, Reino Unido. Professor do Departamento de Psicologia Médica do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociências do King’s College London e Coordenador Médico do Maudsley Advanced Treatment Service, South London and Maudsley NHS Foundation Trust. Associate Editor do British Journal Psychiatry Open e do Journal in Affective Disorders.
O ABP TV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABP TV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.
Comments