• ABP

ABPTV debate "Primeiro surto psicótico, como tratar?"


O surto psicótico caracteriza-se como um episódio de desorganização da representação da realidade, podendo acontecer com qualquer pessoa em algum momento da vida. Diversos motivos podem desencadear um surto, porém, as pessoas que sofrem de estresse intenso, de transtorno bipolar, transtornos de personalidade do tipo paranóide (paranoia), narcisista, esquizotípica ou borderline, podem ter uma propensão maior.


Os sintomas mais comuns são representados por sintomas como ansiedade, agressividade, dificuldade de comunicação, isolamento social, perda da noção de tempo e espaço, comportamento catatônico — ficar parado sem qualquer reação — e rápidas oscilações de emoções e de humor, como medo, euforia, pânico e raiva. Ao contrário do que se pensa, o quadro não aparece de uma hora para a outra, a pessoa começa a apresentar sinais paulatinamente e estes podem trazer riscos ao indivíduo e quem o cerca.


Qual o primeiro passo que devemos tomar ao identificar que uma pessoa está em surto psicótico? O que não se deve fazer durante o surto? Quanto tempo em média dura uma crise? Estas e outras perguntas serão respondidas no ABP TV do dia 06 de julho, pelos psiquiatras Alexandre Loch e Cristiano Noto.


Dr. Alexandre Loch - Doutorado pelo Instituto de Psiquiatria, HC-FMUSP. Membro da International Federation of Psychiatric Epidemiology (IFPE) e da Schizophrenia International Research Society (SIRS), sociedade pela qual recebeu o Global Schizophrenia Award por destaque internacional na pesquisa sobre a esquizofrenia. Editor-associado da Frontiers in Public Mental Health.


Dr. Cristiano Noto - Possui Mestrado , Doutorado e Pós-Doutorado pelo programa de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP. É fundador e coordenador do Grupo de Atenção às Psicoses Iniciais (GAPi) e membro do Comitê Gestor do Programa de Esquizofrenia (PROESQ) do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.


Dr. Daniel Cavalcante - Coordenador da Unidade de Emergência Psiquiátrica do CAISM-UNIFESP; Psiquiatra do Grupo de Atenção às Psicoses Iniciais (GAPi) - UNIFESP; Pesquisador na área de psicoses (com ênfase em Primeiro Episódio Psicótico) do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (LiNC) - UNIFESP; Médico preceptor do estágio de Emergências Psiquiátricas dos programas de Residência Médica da Escola Paulista de Medicina (EPM -UNIFESP) e da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.