top of page
  • ABP

ABP TV - Síndrome de Munchausen por Procuração: implicações clínicas e forenses


A síndrome de munchausen por procuração é uma forma de abuso infantil em que o responsável inventa ou produz intencionalmente sinais ou sintomas de doenças, bem como alterações de exames laboratoriais.


As pessoas que sofrem desta síndrome são constantemente encontradas em emergências médicas com suas vítimas alegando que as mesmas possuem feridas ou problemas funcionais, alegando que é necessária atenção médica.


Os fatores que levam a pessoa a este comportamento são desconhecidos, mas acredita-se que trauma na infância, perda de um ente querido, doença grave na infância, transtornos de personalidade, depressão entre outros podem ser alguns dos gatilhos do desenvolvimento.


Neste dia também é marcado por ser o Dia Mundial da Saúde Mental e exibiremos um quadro especial em celebração a tão importante data!


Para falar sobre o assunto, o ABP TV desta terça-feira, dia 10 de outubro, recebe o psiquiatra Sergio Rachman para falar sobre o assunto.


Conheça mais sobre o participante:


Dr. Sergio Rachman - graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP, graduação em direito pela Faculdade de Direito da USP e mestrado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é médico perito psiquiatra da Justiça Estadual e Federal em São Paulo e advogado atuante no Direito Médico.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Comments


bottom of page