top of page
  • ABP

ABP TV Setembro Amarelo®: suicídio em crianças e adolescentes


Por muito tempo, crianças e adolescentes constituíam um grupo que aparentemente não apresentavam risco para o suicídio. No entanto, infelizmente essa realidade é bem diferente: a Organização Mundial da Saúde - OMS publicou em seu último relatório que o suicídio é a quarta principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, ficando atrás dos acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.


Em nosso país, as estatísticas também são preocupantes. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, os casos de suicídio entre adolescentes aumentaram 81% entre 2010 e 2019. Por que as taxas de suicídio entre crianças e adolescentes não param de aumentar? Como conversar sobre esse assunto com os mais jovens? Quais são os sinais que pais e educadores devem se atentar?


Na próxima terça-feira, 20 de setembro, o ABP TV vai ao ar às 20h30 com o tema Especial Setembro Amarelo®: suicídio em crianças e adolescentes. Participam os médicos psiquiatras:

  • Dra. Alexandrina Meleiro: médica psiquiatra, Doutora em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, onde também leciona, membro da Comissão de Estudos e Prevenção ao Suicídio da ABP.

  • Dr. Antônio Alvim: professor adjunto do Departamento de Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da ABP.

  • Dra. Sheila Caetano: professora Adjunta do Departamento de Psiquiatria e Vice-coordenadora Pós Graduação em Psiquiatria da UNIFESP Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Programa Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes e da Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência da UNIFESP/EPM. Associada titular da ABP.


O programa ABP TV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.




Posts recentes

Ver tudo

As escolas são ambientes de aprendizagem e desenvolvimento social para os adolescentes, um local que deve ser reconhecido como seguro. Porém, infelizmente, muitos adolescentes vivenciam práticas de co

bottom of page