Muito tem se falado sobre a saúde mental dos médicos durante a pandemia de Covid-19. Mas este é um problema antigo que apenas se intensificou atualmente. Grandes jornadas de trabalho, poucos recursos, entre diversas outras adversidades desgastam os profissionais não apenas fisicamente, mas principalmente mentalmente e muitas vezes estes quadros psiquiátricos, que geralmente são depressão e abuso de substâncias, resultam no suicídio.
A priorização dos pacientes, o ajudar o outro muitas vezes faz com que o médico negligencie a própria saúde, porém é de suma importância a atenção e tratamento adequado a estes profissionais que tanto zelam por nossa saúde e bem estar.
Apesar de saber que precisa de ajuda e ter pleno conhecimento das consequências da falta de tratamento adequado, por que é tão difícil um médico procurar ajuda? Esta e outras perguntas serão respondidas na próxima terça-feira, dia 20 de abril, no ABP TV.
Conheça mais sobre os participantes:
Dra. Alexandrina Meleiro - médica psiquiatra, Doutora em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, onde também leciona;
Dra. Edméa Oliva - médica psiquiatra, Profa. Aposentada de Psiquiatria do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (DME/UFS), membro da Comissão de Atenção à Saúde Mental do Médico da ABP;
Dr. Eduardo Humes - médico assistente psiquiatra do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, onde é o Coordenador do Ambulatório da Divisão de Psiquiatria e Psicologia, secretário da Comissão de Atenção à Saúde Mental do Médico da ABP.
O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.
Comments