• ABP

ABPTV: "Saúde mental em tempos de pandemia: Covid-19"


A Covid-19 é uma pandemia que teve início no final de 2019, na China, e rapidamente se espalhou por todo o mundo causando pânico na população. Diversos países adotaram medidas de quarentena por conta do rápido contágio da doença, o que impacta diretamente na saúde mental de toda a população.


Estratégias de prevenção em saúde mental precisam ser adotadas a fim de proteger a população dos impactos negativos do medo e da ansiedade em tempos de crises sanitárias.


Como essa quarentena influencia na saúde mental das pessoas? O isolamento pode servir de gatilho para quem já possui uma doença mental pré-existente? Como lidar com a saúde mental dos idosos, que são grupo de risco?


Essas e outras questões serão respondidas no ABPTV da próxima terça-feira, às 20h30, que debate o tema "O impacto da Covid-19 na saúde mental". Participam do programa os doutores Antônio Geraldo da Silva, Leonardo Machado e Marcelo Feijó de Mello. Também estará presente a Dra. Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.


O ABPTV também contará com a participação de Clarissa Andretta. Ítalo-brasileira, que reside atualmente na Itália, contará ao vivo sobre a experiência de cinco semanas em quarentena no país mais afetado pelo coronavírus.


Conheça melhor os participantes:


  • Dr. Antônio Geraldo da Silva - médico psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL.

  • Dr. Leonardo Machado - Membro do comitê executivo do Departamento de Psiquiatria Positiva da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA)

  • Dr. Marcelo Feijó de Mello - Professor livre-docente adjunto do departamento de psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e professor pleno da faculdade de medicina do hospital israelita Albert Einstein.

  • Dra. Mayra Pinheiro - Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.


Participe você também enviando a sua pergunta pelos comentários pelo Facebook da ABP, Canal do ABPTV no Youtube ou Linha Direta no site da ABP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo todas às terças-feiras, às 20h30. Não perca!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h