top of page
  • ABP

Saúde mental e dupla jornada com os Drs. Jerônimo Mendes, Letícia Mameri, Maila Castro e Vivian Day

Atualizado: 9 de mar. de 2021


O dia 8 de março é marcado como o Dia Internacional das Mulheres. Apesar de muitas das ações serem concentradas apenas nesta data ou no mês de março, as mulheres precisam de uma atenção especial durante todo o ano, especialmente em relação à sua saúde mental.


Atualmente, a maioria das mulheres é provedora de suas residências, além de manter as obrigações de educar os filhos, manter a organização do lar, entre muitas outras atribuições. A junção entre o trabalho doméstico e as atividades laborais, principalmente durante a pandemia, constitui um importante fator estressor para a saúde mental.


Como esta dupla jornada pode afetar a saúde mental feminina? De que forma a pandemia tem agravado as demandas desta dupla jornada?


Estas e outras perguntas serão respondidas no ABPTV do dia 9 de março, pelos doutores Jerônimo Mendes, Letícia Mameri, Maila de Castro e Vivian Day.


Conheça os participantes abaixo:


  • Dr. Jerônimo Mendes-Ribeiro - Psiquiatra, Clinical Fellowship em Saúde Mental da Mulher pela Universidade de McMaster no Canadá, Membro da comissão de Estudos e Pesquisas da Saúde Mental da Mulher da ABP, Professor Titular da Disciplina de Saúde Mental da Mulher do Programa de Formação em Psiquiatria da Associação de Psiquiatria Cyro Martins- CCYM

  • Dra. Letícia Mameri - Psiquiatra pela ABP, Médica do trabalho pela ANAMT, pós graduada em Perícia oficial em saúde, MBA em Gestão em saúde, Médica do Banco do Brasil e do Ministério da Saúde.

  • Dra. Maila de Castro - médica psiquiatra, Doutora em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora da UFMG e membro da Comissão de Estudos e Pesquisa da Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

  • Dra. Vívian Day - médica psiquiatra, psiquiatra forense pela ABP, coordenadora do departamento de Psiquiatria Forense da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, coordenadora de Programa do Curso de Formação em Psicoterapia do Centro de Estudos Luís Guedes, membro da SPPA.


Participe também enviando a sua pergunta pelos comentários pelo Facebook ou Instagram da ABP, Canal do ABPTV no Youtube ou Linha Direta no site da ABP.

O programa ABPTV é transmitido ao vivo todas às terças-feiras, às 20h30. Não perca!


bottom of page