• ABP

ABPTV: Câncer de mama e saúde mental: como a psiquiatria pode ajudar

Atualizado: 13 de Out de 2020


Outubro é o mês mundial de prevenção ao câncer de mama, doença que acomete mais de 2 milhões de mulheres por ano em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS. O impacto causado com o diagnóstico da doença é devastador e estima-se que cerca de 50% dessas mulheres podem desenvolver ansiedade ou depressão. Mais do que uma glândula com função reprodutiva, os seios possuem grande influência na autoestima feminina.


Toda paciente oncológica deve se consultar com um psiquiatra? Existe uma especialização na área psiquiátrica para cuidar de pacientes oncológicos? Estas e outras perguntas serão respondidas na terça-feira, dia 13 de outubro, no ABP TV, pela Dra. Christiane Ribeiro e pelos Drs. Carlos Eduardo Rosa e Jerônimo Mendes Ribeiro.


Conheça os participantes:


  • Dr. Carlos Eduardo Rosa - Especialista em Clínica Médica e Medicina Interna Psiquiatra e Psicoterapeuta.Doutor em Ciências Médicas em Investigações Clinicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade. Pesquisador Colaborador do Departamento de Imagens Médicas, Oncologia e Hematologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro da Comissão de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental