top of page
  • ABP

ABPTV: Câncer de mama e saúde mental: como a psiquiatria pode ajudar

Atualizado: 13 de out. de 2020


Outubro é o mês mundial de prevenção ao câncer de mama, doença que acomete mais de 2 milhões de mulheres por ano em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS. O impacto causado com o diagnóstico da doença é devastador e estima-se que cerca de 50% dessas mulheres podem desenvolver ansiedade ou depressão. Mais do que uma glândula com função reprodutiva, os seios possuem grande influência na autoestima feminina.


Toda paciente oncológica deve se consultar com um psiquiatra? Existe uma especialização na área psiquiátrica para cuidar de pacientes oncológicos? Estas e outras perguntas serão respondidas na terça-feira, dia 13 de outubro, no ABP TV, pela Dra. Christiane Ribeiro e pelos Drs. Carlos Eduardo Rosa e Jerônimo Mendes Ribeiro.


Conheça os participantes:


  • Dr. Carlos Eduardo Rosa - Especialista em Clínica Médica e Medicina Interna Psiquiatra e Psicoterapeuta.Doutor em Ciências Médicas em Investigações Clinicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade. Pesquisador Colaborador do Departamento de Imagens Médicas, Oncologia e Hematologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro da Comissão de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria


  • Dra. Christiane Ribeiro - Mestre em Medicina Molecular pela UFMG, na área de Depressão Pós-Parto. Atualmente faz parte da Comissão de Estudos e Pesquisa da Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atua como preceptora na Residência de Psiquiatria do Hospital Odilon Behrens e do Hospital das Clínicas da UFMG e como professora do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. No momento trabalha como psiquiatra de ligação no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro. Faz parte do grupo de pesquisa de Depressão Pós Parto no Hospital das Clínicas da UFMG.


  • Dr. Jerônimo Mendes - Médico psiquiatra pela ABP, membro da Comissão de Estudos e Pesquisas da Saúde Mental da Mulher da ABP, Clinical Fellow em saúde mental da mulher pela Universidade de McMaster no Canadá.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo, toda terça-feira, pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

bottom of page