• ABP

"Psicoterapia de Orientação Analítica" é o tema do próximo ABPTV


A psicoterapia é uma das quatro possíveis áreas de atuação na psiquiatria. A psicoterapia de orientação analítica é uma das abordagens que podem ser utilizadas para o tratamento das doenças mentais.


Baseada na psicanálise, a orientação psicanalítica possui objetivos diferentes e menor duração do que o método desenvolvido por Freud. Ela é focada nas mudanças adaptativas, com a intenção de melhorar a relação entre o paciente e a sociedade.


Mas quando escolher a psicoterapia de orientação analítica? Para quais casos ela pode ser aplicada? Essas e outras perguntas serão respondidas no ABPTV da próxima terça-feira, 16 de fevereiro, com o tema "Psicoterapia de Orientação Psicanalítica".


Participarão do debate os doutores Cláudio Martins, Marcos Gebara e Graziela Vargas. Conheça melhor os participantes abaixo:


- Cláudio Martins

Médico psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres, professor e preceptor da residência em Psiquiatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, vice-presidente da ABP, presidente da Associação Psiquiátrica Cyro Martins.


- Marcos Gebara

Médico psiquiatra clínico e forense, psicanalista, Diretor Regional Sudeste da ABP, membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), vice-coordenador do Departamento de Psicoterapia da ABP.


- Graziela Vargas

Médica psiquiatra, Título de Especialista em Psiquiatria AMB/ABP, Diretora Tesoureira da Associação Psiquiátrica Cyro Martins.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h