• ABP

Psicoterapia baseada em evidências é o tema do próximo ABPTV


Uma das áreas de atuação da psiquiatria, a psicoterapia é também uma das alternativas terapêuticas utilizadas para o tratamento de diversas doenças mentais. A psicoterapia baseada em evidências é um campo que integra as evidências científicas mais atuais e a experiência clínica do profissional, aliadas às necessidades do paciente.


Entre as linhas psicoterápicas mais utilizadas para o tratamento das doenças mentais, encontramos as terapias processual, interpessoal e cognitivo-comportamental. Cada um dos métodos acima busca atuar no cuidado e promoção da saúde mental tendo como fundamento evidências científicas de pesquisas.


O programa ABPTV da próxima terça-feira, 15 de junho, apresenta o tema "Psicoterapia baseada em evidências", com a participação dos doutores Irismar Reis, Ives Passos e Mariana Maciel. Conheça-os melhor abaixo:


  • Dr. Irismar Reis: médico psiquiatra, Doutor e Livre Docente em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Formação em Psiquiatria pela Université René Descartes, em Paris (1988), e em terapia cognitiva pelo Beck Institute, na Filadélfia (1998). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos de Órgãos e Sistemas, no Instituto de Ciências da Saúde da UFBA. Desenvolveu seu próprio modelo, que denominou Terapia Cognitiva Processual (TCP).

  • Dr. Ives Passos: médico psiquiatra, Professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutor pela University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), EUA. Vice-coordenador da Comissão de Novas Tecnologias da ABP. Young Physician Leader pela The Interacademy Medical Panel (Rede Global de Academias de Medicina) e Jovem Líder Médico pela Academia Nacional de Medicina.

  • Dra. Mariana Maciel: médica psiquiatra formada pela UNIFESP. Fez mestrado em ciências no Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, e atualmente, é doutoranda no mesmo departamento. Suas principais áreas de interesse são transtorno de estresse pós-traumático, transtorno borderline de personalidade, psicoterapia interpessoal, psicoterapia psicodinâmica, psicoterapia baseada na mentalização, teoria do apego e resiliência.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.