• ABP

ABPTV: "prevenção ao uso de drogas" é tema do debate de terça-feira


O dia 26 de junho, é marcado por ser o Dia Internacional de Prevenção ao Uso de Drogas. Estima-se que cerca de 5,7% dos brasileiros são dependentes de alguma substância, segundo o Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos da Universidade Federal de São Paulo.


O uso de substâncias traz malefícios à saúde física, mental e social do indivíduo e a única maneira de evitar o problema, em qualquer fase da vida, é atuar com a prevenção.


Quais os principais transtornos desenvolvidos a partir do uso de drogas? Quais são os principais fatores de proteção? A prevenção ao uso de drogas deve ser feita também nas escolas? Estas e outras perguntas serão respondidas no ABP TV de terça-feira, dia 22 de junho, pelos doutores Angelo Campana, Carla Bicca e Frederico Garcia.


Dr. Angelo Campana: médico psiquiatra, especialista em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ex-presidente, fundador e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead). Membro da Comissão de Dependência Química da ABP


Dra. Carla Bicca - Psiquiatra especialista em Dependência Química – FIPAD/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Vice-coordenadora da Comissão de Dependência Química da ABP. Terapeuta Cognitiva – Beck Institute. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Psicologia/PUC.


Dr. Frederico Garcia: médico psiquiatra, professor associado no Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador do Centro Regional de Referência em Drogas da UFMG. Membro da Comissão de Dependência Química da ABP



O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.