top of page
  • Foto do escritorABP

ABP TV: novos desafios em psiquiatria forense


A psiquiatria forense é uma área de atuação relativamente recente da psiquiatria, que atua na interface entre a medicina e o direito. Dentre as principais formas de atuação, estão a assistência aos indivíduos com transtornos mentais que cometeram delitos, às vítimas ou aos autores de violências que apresentam vulnerabilidades, além das perícias e a avaliação da inimputabilidade penal.


Dando sequência à série Especial CBP, o ABP TV da próxima terça-feira, 16 de agosto, vai abordar os novos desafios em psiquiatria forense. O programa é ao vivo, às 20h30, com a participação dos médicos psiquiatras:


  • Dr. Alexandre Valença: médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria Forense pela AMB/ABP, Pós-Doutor em Fisiologia da Respiração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, vice-coordenador do Departamento de Psiquiatria Forense da ABP.

  • Dra. Claudia Cristina Studart Leal: associada efetiva da ABP, médica psiquiatra clínica e forense, bacharela em Direito, residência médica em Psiquiatria pela SMS-Campinas (SP), residência médica em Psiquiatria Forense pelo IPUB/UFRJ, perita psiquiatra de varas cíveis e trabalhistas na Paraíba.

  • Dr. Gustavo Carvalho de Oliveira: associado efetivo da ABP, médico psiquiatra com Residência Médica em Psiquiatria e Psiquiatria Forense. Doutor em Psiquiatria e Saúde Mental pela UFRJ com período Sanduíche no Centro de Estudos em Ciências Forenses e do Comportamento na Swinburne University of Technology (Melbourne, Austrália). Professor Doutor no UniCeub e na Universidade de Brasília (UnB).


O ABP TV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP,Canal ABP TV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


bottom of page