• ABP

ABPTV: Nomofobia, Dr. Cláudio Martins e Dr. Hermano Tavares


O termo nomofobia vem da expressão em inglês "no mobile", que significa sem aparelho celular. Junto ao sufixo "fobia", o termo significa o medo ou pavor de ficar sem o telefone celular ou, por extensão, ficar desconectado.


Tal medo irracional se deriva do pensamento de ser incapaz de usar o telefone por algum motivo, como a ausência de um sinal, o término do pacote de internet, falta de wifi ou a carga da bateria. Como a psiquiatria vê a nomofobia? Quais as principais comorbidades relacionadas e de que forma abordar e manejar o paciente?


Estas e outras perguntas serão respondidas no programa ABPTV da próxima terça-feira, 29 de outubro, com o tema "Nomofobia". Participarão do debate os doutores Cláudio Martins e Hermano Tavares, respondendo a essas e outras perguntas feitas pelos internautas.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo, toda terça-feira, às 20h30, pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube e também pelo site da Associação. Participe enviando a sua pergunta pelos comentários das transmissões ao vivo ou pelo Linha Direta, disponível no site.


Conheça melhor os convidados do próximo programa:


Dr. Cláudio Martins: médico psiquiatra, diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, presidente da Associação Psiquiátrica Cyro Martins - CCYM.


Dr. Hermano Tavares: médico psiquiatra, Pós-Doutor em Jogo Patológico pela Universidade de Calgary, coordenador do Programa Ambulatorial do Jogo Patológico (PRO-AMJO) e do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria da USP.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h