top of page
  • ABP

ABP TV - Estigma: como combater?


Dando continuidade ao nosso mês especial de conscientização sobre a esquizofrenia, abordaremos um problema recorrente não apenas aos padecentes desta doença como também aos demais padecentes de transtornos mentais.


O estigma é um dos principais obstáculos ao tratamento adequado dos transtornos psiquiátricos. Muitas pessoas evitam procurar o psiquiatra, ou até mesmo custam a reconhecer os primeiros sinais, resultando assim em uma piora em seus quadros clínicos podendo resultar em suicídio.


O que podemos fazer para diminuir o estigma? O que fazer quando o preconceito está no âmbito familiar? Estas e diversas outras perguntas serão respondidas no ABP TV do dia 18 de maio, pelos doutores Antônio Geraldo da Silva e Vanessa Leal, além da participação especial da jornalista Thais Itaqui.


Dr. Antônio Geraldo da Silva - médico psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP


Dra. Vanessa Leal - Residência médica em psiquiatria pela secretaria de saúde do estado de Santa Catarina. Mestrado em ciências médicas pela universidade federal de Santa Catarina - pesquisou sobre estigma em médicos. Compõe a atual diretoria da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP). Coordenou o setembro amarelo no estado de Santa Catarina nos anos de 2018/9 pela ACP


Thais Itaqui - Jornalista, repórter de televisão e se especializou em jornalismo de direitos humanos no Brasil. Produz grandes reportagens há 14 anos na TV Globo. Possui um irmão com transtorno mental e conhece pessoalmente os desafios de tratamentos enfrentados no Brasil.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h

bottom of page