top of page
  • ABP

ABP TV - Como integrar a Espiritualidade ao tratamento do Transtorno por Uso de Álcool


A espiritualidade atua como um importante fator de proteção e de prevenção das doenças mentais e tem atuado como uma grande aliada no tratamento. Mas como podemos integrá-la no tratamento de transtornos causados por álcool e uso de outras substâncias? A espiritualidade auxilia como impeditivo no abuso de álcool e outras drogas?


Estas e outras perguntas serão respondidas no ABP TV de terça-feira, dia 30 de maio.


Conheça mais sobre os participantes:


Dr. Alexandre de Rezende Pinto: Residência Médica em Psiquiatria pelo Hospital Universitário da UFJF - HU UFJF, Especialização em Dependência Química pela UNIFESP, Aprimoramento Interdisciplinar em Transtornos Alimentares pelo Ambulim - IPq HCFMUSP, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Faculdade de Medicina da UFJF pelo Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde - NUPES. Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF. Coordenador do Ambulatório de Álcool e Drogas do HU UFJF


Dr. Bruno Paz Mosqueiro: médico psiquiatra, doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro da seção de Religiosidade, Espiritualidade e Psiquiatria da WPA e coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental da ABP.


Dr. João Maurício Castaldelli: Orientador de Doutorado e Mestrado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Professor Auxiliar de Psiquiatria do Departamento de Neurociência do Centro Universitário FMABC. Editor Associado da Frontiers in Psychiatry, Frontiers in Public Health e Frontiers in Sociology.


​​Acompanhe o programa ao vivo pelo Facebook da ABP, o canal da ABP TV no YouTube, pelo nosso Instagram @abpbrasil ou pelo nosso site oficial. Para enviar perguntas, utilize o espaço para comentários ou envie diretamente para nosso e-mail clicando aqui. Esperamos você!


bottom of page