• ABP

ABP TV especial Setembro Amarelo®: como as pessoas podem ajudar?


Em 2019, a Organização Mundial da Saúde - OMS publicou os dados mais recentes sobre suicídio em todo o mundo em seu relatório “Suicide Worldwide in 2019”, revelando que mais de 1 milhão de pessoas morreram por suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, o cenário também é preocupante: são mais de 14 mil casos por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.


No entanto, praticamente todas as pessoas que morreram por suicídio eram padecentes de algum transtorno mental, sendo assim a maioria dos casos poderia ter sido evitada se elas recebessem atendimento psiquiátrico. Além disso, pesquisas apontam que pessoas com ideação suicida dão sinais e, por isso, é fundamental que todos consigam identificá-los e ajudar, caso seja necessário.


Na próxima terça-feira, 13 de setembro, o ABP TV promove o programa especial "Setembro Amarelo®: como as pessoas podem ajudar?", que vai dar orientações de como as pessoas devem agir frente ao risco de suicídio. Participam os médicos psiquiatras:


  • Dr. Claudio Meneghello Martins: médico psiquiatra, vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e presidente da Associação Psiquiátrica Cyro Martins - CCYM.

  • Dra. Miriam Gorender: professora associada da Universidade Federal da Bahia, Diretora secretária adjunta da ABP.

  • Dra. Sandra Peu: associada efetiva da ABP, vice-presidente da Associação em Defesa das Pessoas com Transtornos Mentais, Amigos e Familiares – AFATOM. Ex-diretora de Articulações e Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania


O programa ABPTV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.