• ABP

ABP TV especial Outubro Rosa


Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, o câncer de mama é o mais comum e o mais mortal entre as mulheres. No ano passado, 29,7% dos óbitos decorreram da doença e a entidade estima que, entre 2020 e 2022, sejam diagnosticados mais de 66 mil casos para cada ano.

Além de atingir diretamente a saúde física da mulher, o diagnóstico do tumor nas mamas pode impactar a saúde mental. Por isso, este ano, a Associação Brasileira de Psiquiatria se une à Campanha Outubro Rosa e promove o próximo ABP TV, que vai ao ar na terça-feira (19/10), às 20h30, com o tema “a oncopsiquiatria e câncer de mama”.


A agressividade dos métodos de tratamento, o constante medo e a incerteza da recuperação podem desencadear sintomas de ansiedade e depressão. Entender como o câncer de mama afeta a saúde mental e cuidar desses impactos negativos são atitudes primordiais para lutar contra a doença.


Conheça nossos convidados:

  • Dra. Christiane Ribeiro: médica psiquiatra, membro da Comissão de Estudos e Pesquisa da Saúde Mental da Mulher da ABP e Mestre em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

  • Dr. Joel Rennó: médico psiquiatra, Coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa da Saúde Mental da Mulher da ABP e Professor Colaborador Médico do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

  • Dra. Maila de Castro: médica psiquiatra, membro da Comissão de Estudos e Pesquisa da Saúde Mental da Mulher da ABP e doutora em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Não perca!