top of page

ABPTV debate transtornos alimentares em seu próximo programa

ABP

O dia 2 de junho é marcado por ser a data Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares. Estes transtornos são caracterizados por alterações na forma de comer, normalmente geradas por preocupações excessivas com o peso e a forma física. Esta condição pode fazer com que o indivíduo fique durante grandes períodos sem se alimentar, fazer uso frequente de laxantes, evitar sair para realizar refeições em locais públicos, entre outros.


Entre as patologias mais frequentes encontramos a anorexia, bulimia, compulsão alimentar, mas além dessas o transtorno abrange algumas menos conhecidas, como ortorexia, vigorexia, síndrome de gourmet e o transtorno alimentar noturno.


Por que as mulheres são as mais acometidas destes transtornos? Crianças podem padecer de transtornos alimentares? A obesidade pode ser considerada um transtorno alimentar? Essas e outras perguntas serão respondidas no ABP TV do dia 1º de junho, pelos psiquiatras Christina Almeida, José Carlos Appolinário e Táki Cordás.



Christina Almeida - Secretária da Comissão de Transtornos Alimentares da ABP. Membro da ABESO, Coordenadora da residência médica da SJP-PR. Coordenadora do Serviço de Saúde Mental da Mulher Prosmater. Coordenadora do Serviço de Transtornos Alimentares ATA-SJP-PR. Member of Academy for Eating Disorders.


José Carlos Appolinário - médico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB/UFRJ e Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e do Ambulatório de Depressão Resistente do IPUB/UFRJ (DeReTrat). Coordenador da Comissão de Transtornos Alimentares da ABP.


Taki Cordás - Professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da USP; Coordenador do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM) do IPQ-HCFMUSP; Professor dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da USP. Vice Coordenador da Comissão de Transtornos Alimentares da ABP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Comentarios


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h

bottom of page