• ABP

ABPTV debate Emergências psiquiátricas: abordagem da intoxicação

Atualizado: Jun 29


As emergências psiquiátricas são caracterizadas por qualquer situação de natureza psiquiátrica em que existe um risco significativo de morte ou injúria grave para o paciente ou para outros e que necessita de uma abordagem multidisciplinar.


Existem diversos tipos de emergências psiquiátricas e as geradas pelo abuso de substâncias são prevalentes em setores de emergência gerais e psiquiátricos, atingindo cerca de 28% das ocorrências em prontos-socorros, no Brasil.


Quais são os sinais de que o indivíduo está passando por uma intoxicação por abuso de substância? Quais devem ser os primeiros socorros até a chegada do serviço médico? Estas e outras questões serão respondidas pelos Drs. Flávia Ismael, Gislene Rocha e Leonardo Baldaçara no ABP do dia 29 de junho.


Conheça os participantes abaixo:


  • Dra. Flávia Ismael - médica psiquiatra, Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, membro da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.

  • Dra. Gislene Rocha - Membro e secretária da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP. Preceptora da residência de Psiquiatria e Psiquiatra do HUCF da Unimontes. Diretora Clínica e psiquiatra do SERDI da APAE de Montes Claros

  • Dr. Leonardo Baldaçara - Médico psiquiatra, professor da Universidade Federal do Tocantins e Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Diretor Regional Centro-oeste e Coordenador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.