top of page
  • ABP

ABP TV - Doença mental na terceira idade, como tratar?


A terceira idade é um momento da vida em que precisamos dar atenção às pessoas que nela chegam, principalmente neste momento em que é necessário tanto cuidado. Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos cresceu 18% entre 2012 a 2017 e chegou a ultrapassar a marca de 30 milhões de pessoas.

Durante este período ocorrem muitas mudanças, que podem acentuar o desenvolvimento das doenças mentais.

Quais os principais transtornos nesta idade? A pandemia mexeu muito com a saúde mental dos idosos?

Maria Benedita Barbosa - Trabalhou como Preceptora de Ensino para alunos de medicina e médicos residentes no serviço de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (USP-SP). Membro do Departamento de Psicogeriatria da ABP

Marcus Borges - Título em Psiquiatria e Psicogeriatria pela ABP. Especialista em psiquiatria pelo IPUB-UFRJ. Curso de Aperfeiçoamento em Psicogeriatria pelo IPq-HC-FMUSP. Cursos de Especialização em Saúde Mental (ESPP- Escola de Saúde Pública do Paraná) e Preceptoria Médica no SUS (IEP-HSL Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês). Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Octávio Augusto - graduação em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é Professor do Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


留言


bottom of page