top of page
  • ABP

ABPTV: Diagnóstico diferencial: transtorno bipolar ou esquizofrenia?Acioly Lacerda e Ary Gadelha


O transtorno bipolar e a esquizofrenia são dois transtornos psiquiátricos que possuem semelhanças, consequentemente tornam-se difíceis de diferenciar. Por este motivo é de extrema importância o diagnóstico diferencial para que se proporcione o tratamento mais adequado.


Quais os sintomas que acometem o paciente nas duas situações que mais podem causar confusão no momento do diagnóstico? Quais os principais indícios que diferenciam o transtorno bipolar da esquizofrenia?


Essas e outras perguntas serão respondidas no ABPTV da próxima terça-feira, 09 de fevereiro, com o tema "Diagnóstico diferencial: transtorno bipolar ou esquizofrenia?" Participarão do programa os doutores Acioly Lacerda e Ary Gadelha, conheça-os melhor abaixo:


  • Dr. Acioly Lacerda - médico psiquiatra, Professor Adjunto, Livre Docente, Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), LiNC - Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas. Professor visitante, Departamento oficial Psychiatry, University of Pittsburgh. Pós Doutorado no Laboratório de Neuroquímica Cerebral, University of Pittsburgh.

  • Dr. Ary Gadelha - Coordenador Geral do Programa de Esquizofrenia da UNIFESP (PROESQ). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Neurociências Clínicas. Orientador credenciado pela pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.

O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

bottom of page