top of page
  • ABP

ABP TV - Dependência tecnológica e saúde mental


A tecnologia foi uma grande aliada nos últimos tempos em que precisamos respeitar o distanciamento social, nos aproximando de nossos amigos e entes queridos mesmo que apenas por uma tela.


Nem toda utilização acontece de modo sadio e sabemos que o uso exacerbado pode trazer malefícios à saúde física e mental do indivíduo. Cada vez mais podemos perceber o uso de tecnologias em pessoas cada vez mais novas.


Além do vício, outros transtornos como depressão e ansiedade podem ser desenvolvidos. Sintomas como baixa autoestima, solidão e exposição ao cyberbullying também se apresentam nestes casos.


Quando podemos perceber que a utilização já está fazendo mal? Quais os principais transtornos que podem ser desenvolvidos a partir deste abuso? Existe um limite seguro de uso? Essas e outras perguntas serão respondidas agora no ABP TV pelos doutores Hermano Tavares, Rafael Natel Freire e Thiago Rodrigo


Conheça mais sobre os participantes:


Hermano Tavares - Bolsista Universal CNPq. Pós-doutorado em Jogo Patológico na Universidade de Calgary. Professor Associado da USP. Fundou e coordena o Programa Ambulatorial do Jogo Patológico (PRO-AMJO), o Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) e o Programa de Psiquiatria e Saúde Mental Comunitária (PRO-PSICOM) do Instituto de Psiquiatria da USP.


Rafael Natel Freire - Residência Médica em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Psiquiatra Forense titulado e certificado pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Médico Assistente do PROAMITI – Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria – Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo


Thiago Rodrigo - Formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Residência Médica em Psiquiatria pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Professor Convidado da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Posts recentes

Ver tudo

As escolas são ambientes de aprendizagem e desenvolvimento social para os adolescentes, um local que deve ser reconhecido como seguro. Porém, infelizmente, muitos adolescentes vivenciam práticas de co

bottom of page