top of page
  • ABP

ABPTV: Dependência de tabaco, com Dr. Angelo Campana, Dr. Felix Kessler e Dr. Leonardo Barbosa


O dia 29 de agosto é marcado por ser o dia de combate ao fumo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, o uso do tabaco resulta em 4,9 milhões de mortes anuais, podendo chegar a 10 milhões em 2030 caso o número de dependentes não parem de crescer. O uso dessa substância ativa a região chamada de sistema de recompensa cerebral (SRC) do cérebro do indivíduo causando sensações de prazer, satisfação, melhora da atenção, aprendizado, memória.


A dependência em tabaco pode afetar o tratamento de transtornos mentais? Qual o melhor tratamento para cura do vício em tabaco? Estas e outras perguntas serão respondidas no ABPTV do dia 25 de agosto, terça-feira, pelos psiquiatras Angelo Campana, Felix Kessler e Leonardo Barbosa.


Conheça os convidados abaixo:


Angelo Campana: médico psiquiatra, fundador e atual diretor tesoureiro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas.


Felix Kessler: Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS e membro do corpo docente permanente da Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Coordenador do Núcleo de Pesquisa Clínico-Biológico do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)


Leonardo Barbosa: Médico psiquiatra, Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Membro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD).


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Participe você também e assista o programa "Dependência de tabaco"!


bottom of page