top of page
  • Foto do escritorABP

ABP TV debate tratamentos psiquiátricos para pacientes de cirurgia bariátrica


A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução de estômago, é uma das soluções para casos de obesidade mórbida, ou seja, quando o Índice de Massa Corporal - IMC do indivíduo é maior do que 35. O principal benefício da cirurgia é a perda e a manutenção do peso em longo prazo. No entanto, nem todas as pessoas com obesidade mórbida são elegíveis para realizar o procedimento: a avaliação psiquiátrica é obrigatória e fundamental para o sucesso da operação.


Isso acontece porque diversas comorbidades psiquiátricas podem acompanhar a obesidade mórbida. Quais são as mais comuns? Quais são os tratamentos indicados? Como o psiquiatra deve atuar com esses pacientes? Essas e outras perguntas serão respondidas no ABP TV "Além da cirurgia: tratamentos psiquiátricos para pacientes de bariátrica".


O programa será ao vivo na próxima terça-feira, dia 29 de março, às 20h30, com a participação dos médicos psiquiatras:


  • Dr. Adriano Segal - Médico Psiquiatra, Membro da Comissão de Transtornos Alimentares da ABP, Membro da Comissão de Psiquiatria e Transtornos Alimentares da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), Coordenador de Psiquiatria do COD-HAOC (Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz).

  • Dr. José Carlos Appolinário - Médico Psiquiatra, Coordenador da Comissão de Transtornos Alimentares da ABP, Coordenador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (GOTA) do IPUB/UFRJ, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB/UFRJ.


O ABP TV é ao vivo às 20h30 e é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.



bottom of page