Os transtornos alimentares são caracterizados pelo comprometimento persistente da alimentação ou do comportamento alimentar que resulta no consumo ou na absorção alterada de alimentos, impactando na saúde física e psicossocial no indivíduo. Além dessas alterações, outras manifestações são percebidas no paciente, como mudanças na autoimagem e problemas na autoestima.
De uma forma geral, os transtornos alimentares são mais frequentes nas mulheres, mas os homens também são padecentes de anorexia e bulimia nervosa, compulsão alimentar e outros transtornos. No próximo ABP TV, vamos debater o tema "Saúde mental do homem: transtornos alimentares". O programa é ao vivo no dia 01 de novembro, às 20h30.
Participam os médicos psiquiatras:
Dr. Adriano Segal: médico psiquiatra, Membro da Comissão de Transtornos Alimentares da ABP, Membro da Comissão de Psiquiatria e Transtornos Alimentares da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), Coordenador de Psiquiatria do COD-HAOC (Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz).
Dr. João Hiluy: Psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da UFRJ no Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares. Associado titular e membro da Comissão de Transtornos Alimentares da ABP.
Dr. José Carlos Appolinário: médico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB/UFRJ e Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e do Ambulatório de Depressão Resistente do IPUB/UFRJ (DeReTrat). Coordenador da Comissão de Transtornos Alimentares da ABP.
O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.
コメント