top of page
  • ABP

ABP TV debate o tema: falácias em psiquiatria

Atualizado: 23 de ago. de 2022


A ciência, de forma geral, está passando por momentos complexos: fake news, desinformação, ou simplesmente, a ignorância são alguns dos obstáculos atuais. No caso da psiquiatria, os desafios são ainda maiores, pois existe o estigma e o preconceito que cercam a profissão. Quebrar esses tabus e conscientizar a população sobre assuntos relacionados à saúde mental é fundamental.


O próximo ABP TV vai apresentar o tema "Falácias em Psiquiatria", que dá sequência à série Especial CBP. Vamos falar especificamente sobre a diminuição do número de suicídios, tratamento do autismo infantil, uso ideológico do tema gênero e cannabis medicinal e psiquiatria.


O programa acontecerá ao vivo no dia 23 de agosto, às 20h30. Participam os médicos psiquiatras:


  • Dra. Clara Trahtman: associada titular da ABP, membro titular do Hospital Moinhos de Vento, Conselheira da Associação Médica do Rio Grande do Sul - AMRIGS, Representante da Especialidade de Psiquiatria pela Associação de Psiquiatria do RS. Estágios no Centre Hospitalier Sainte-Anne de Paris e Universidade de Ulm- Alemanha; Lecionou na PUC, CCYM, FUMM, HPSP e Faculdades Canadenses, atual ULBRA.

  • Dr. Francisco Assumpção: médico psiquiatra, Mestre e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Livre Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP.

  • Dra. Giulietta Aparecida Cucchiaro: associada titular da ABP, Título de Especialista em Psiquiatria e Psiquiatria de Infância e Adolescência pela AMB e ABP. Doutorado pela Universidade de Heidelberg - Alemanha, Pós-doutorado pela UNICAMP na área de epidemiologia dos transtornos mentais da infância e adolescência.

  • Dr. Marcelo Allevato: Médico Psiquiatra (ABP/CFM), Mestre em Psiquiatria (IPUB/UFRJ), Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), International Fellow of the American Psychiatric Association (APA)


O programa ABPTV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Posts recentes

Ver tudo

As escolas são ambientes de aprendizagem e desenvolvimento social para os adolescentes, um local que deve ser reconhecido como seguro. Porém, infelizmente, muitos adolescentes vivenciam práticas de co

bottom of page