top of page
  • ABP

ABP TV debate o impacto de produções audiovisuais e jogos

Atualizado: 8 de nov. de 2021


Entender os efeitos dos jogos e produções audiovisuais na saúde mental das pessoas, sobretudo de crianças e adolescentes, tem sido o objetivo de diversos estudos. Ao mesmo tempo que a tecnologia pode impactar o comportamento positivamente, como estimular o pensamento rápido, o trabalho em equipe e a tomada de decisões, existem também as influências negativas: afinal, a violência, ainda que fictícia, pode realmente influenciar o comportamento das pessoas?


Embora alguns especialistas defendam que apenas consumir esses tipos de conteúdos não seja gatilho para a violência em si, isso pode despertar a agressividade naqueles que já possuem essa predisposição. Exemplo disso são as notícias sobre crianças que reproduzem atos violentos que viram em séries, filmes ou jogos. A preocupação com o vício nos games é tanta que, em 2018, a Organização Mundial de Saúde - OMS acrescentou essa compulsão na Classificação Internacional das Doenças - CID.


Na próxima terça-feira, 9 de novembro, o ABP TV debate o limite entre o bem e o mal em produções audiovisuais e jogos. O programa, transmitido ao vivo às 20h30, receberá os convidados:


  • Dr. Eduardo Birman - Médico psiquiatra, Especialista em Psiquiatria pela ABP, Mestre em Direito - Filosofia da Justiça e Direitos Humanos - Professor Assistente da UNIFASE - Faculdade de Medicina de Petrópolis na disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental.

  • Dr. Hewdy Lobo: Médico psiquiatra, Especialista em Psiquiatria pela ABP.

  • Dra. Julia Khoury - Médica psiquiatra, associada titular da ABP, Professora Universitária Mestre e Doutora em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais.


O programa ABPTV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Não perca!





Posts recentes

Ver tudo

As escolas são ambientes de aprendizagem e desenvolvimento social para os adolescentes, um local que deve ser reconhecido como seguro. Porém, infelizmente, muitos adolescentes vivenciam práticas de co

bottom of page