top of page
  • Foto do escritorABP

ABP TV: compulsão por compras é tema de debate


Embora a compulsão por compras possa parecer inofensiva, a chamada oniomania é uma doença psiquiátrica séria e que requer atenção médica. Estima-se que entre 90% e 95% dos compradores compulsivos sejam mulheres. Por que isso acontece? Quais as consequências da oniomania? Quais são as formas de tratamento?


Na próxima terça-feira, dia 14 de dezembro, o ABP TV acontece ao vivo, às 20h30, para responder essas e outras questões relativas ao tema Oniomania: quando comprar é uma compulsão. Participam do programa:

  • Dra. Clara Ester Trahtman - associada titular da ABP, Graduada em Medicina, Psiquiatria e Psicoterapia pela UFRGS. Estágios no Centre Hospitalier Sainte-Anne, Paris e Universidade de Ulm, Alemanha. Atualmente é professora do Curso de Psiquiatria no CCYM.

  • Dr. Érico de Castro e Costa - associado titular da ABP, Título de especialista em Psiquiatria pela ABP. Mestre e doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG. Pós-doutorado em Epidemiologia Psiquiátrica pelo Instituto de Psiquiatria de Londres. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento(Fiocruz Minas)

  • Dr. Valber Dias Pinto - associado titular da ABP, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Mestre em Ciências Fisiológicas pela UFES. Professor Adjunto da Universidade Vila Velha (UVV) entre 2001 e 2019, Coordenador do Módulo de Saúde Mental e Comportamento da Faculdade de Medicina da UVV entre 2013 e 2018, Professor Convidado da Pós-Graduação em Psiquiatria da UVV.


O programa ABPTV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.






bottom of page