top of page
  • ABP

ABP TV aborda o tratamento da depressão mista

Atualizado: 19 de dez. de 2022


A depressão é um transtorno de humor caracterizado por sintomas como tristeza prolongada, desânimo, cansaço, pouco interesse por atividades que antes eram prazerosas, e alteração do sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, a depressão é uma das doenças mais incapacitantes de todo o mundo.


A pesquisa Vigitel Brasil 2021, publicada pelo Ministério da Saúde neste ano, revela que 11,3% dos brasileiros relatam o diagnóstico médico de depressão. Existem vários tipos da doença, dentre eles, a depressão mista, que causa alguns episódios de mania e hipomania.


O ABP TV de terça-feira, 20 de dezembro, vai abordar o tema "depressão mista: como tratar?", que põe foco neste grande desafio clínico. O programa será baseado no artigo "Distractibility, anxiety, irritability, and agitation symptoms are associated with the severity of depressive and manic symptoms in mixed depression", publicado na Brazilian Journal of Psychiatry - BJP e que pode ser acessado neste link.


O programa é ao vivo, às 20h30, com a participação dos médicos psiquiatras:


  • Dr. Diego Freitas Tavares: Médico Psiquiatra associado titular da ABP. Doutorado em Medicina pelo IPq-HCFMUSP. Coordenador do Ambulatório Integrado de Bipolares (AIBIP) do Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (GRUDA-IPq-HCFMUSP). Coordenador do Programa de Transtorno Afetivo Bipolar da Faculdade de Medicina do ABC (PROTAB- FMABC). Pesquisador do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação e Estimulação Magnética Transcraniana (SIN-EMT-IPq-HCFMUSP).

  • Dra. Dóris Moreno: Associada titular ABP, Mestre e Doutora em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Médica Assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC) da USP, Médica Pesquisadora e Supervisora de Residentes e Aprimorandos do Programa Transtornos Afetivos (PROGRUDA) do IPq-HC-FMUSP. Membro da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) e da Internacional Society of Bipolar Disorders (ISBD). Foi membro fundador da ABRATA (Associação Brasileira de Amigos, Familiares e Portadores de Transtornos Afetivos).


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Posts recentes

Ver tudo

As escolas são ambientes de aprendizagem e desenvolvimento social para os adolescentes, um local que deve ser reconhecido como seguro. Porém, infelizmente, muitos adolescentes vivenciam práticas de co

bottom of page