top of page
  • Foto do escritorABP

ABP TV aborda o tratamento da depressão mista

Atualizado: 19 de dez. de 2022


A depressão é um transtorno de humor caracterizado por sintomas como tristeza prolongada, desânimo, cansaço, pouco interesse por atividades que antes eram prazerosas, e alteração do sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, a depressão é uma das doenças mais incapacitantes de todo o mundo.


A pesquisa Vigitel Brasil 2021, publicada pelo Ministério da Saúde neste ano, revela que 11,3% dos brasileiros relatam o diagnóstico médico de depressão. Existem vários tipos da doença, dentre eles, a depressão mista, que causa alguns episódios de mania e hipomania.


O ABP TV de terça-feira, 20 de dezembro, vai abordar o tema "depressão mista: como tratar?", que põe foco neste grande desafio clínico. O programa será baseado no artigo "Distractibility, anxiety, irritability, and agitation symptoms are associated with the severity of depressive and manic symptoms in mixed depression", publicado na Brazilian Journal of Psychiatry - BJP e que pode ser acessado neste link.


O programa é ao vivo, às 20h30, com a participação dos médicos psiquiatras:


  • Dr. Diego Freitas Tavares: Médico Psiquiatra associado titular da ABP. Doutorado em Medicina pelo IPq-HCFMUSP. Coordenador do Ambulatório Integrado de Bipolares (AIBIP) do Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (GRUDA-IPq-HCFMUSP). Coordenador do Programa de Transtorno Afetivo Bipolar da Faculdade de Medicina do ABC (PROTAB- FMABC). Pesquisador do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação e Estimulação Magnética Transcraniana (SIN-EMT-IPq-HCFMUSP).

  • Dra. Dóris Moreno: Associada titular ABP, Mestre e Doutora em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Médica Assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC) da USP, Médica Pesquisadora e Supervisora de Residentes e Aprimorandos do Programa Transtornos Afetivos (PROGRUDA) do IPq-HC-FMUSP. Membro da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) e da Internacional Society of Bipolar Disorders (ISBD). Foi membro fundador da ABRATA (Associação Brasileira de Amigos, Familiares e Portadores de Transtornos Afetivos).


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Comentários


bottom of page