• ABP

ABP TV aborda o tema “Como saber a diferença: esquizofrenia, psicose ou transtorno de humor?”

Atualizado: 25 de abr.


Embora sejam doenças psiquiátricas diferentes, alguns sintomas da esquizofrenia e do transtorno bipolar, principalmente em fase eufórica, se assemelham. Tais similaridades clínicas podem levar ao diagnóstico errado e, por sua vez, a indicações de tratamento inadequadas.


Por isso, saber diferenciar essas doenças é fundamental para que o paciente receba o tratamento correto. No próximo ABP TV, que vai ao ar no dia 26 de abril às 20h30, abordará o tema “Como saber a diferença: esquizofrenia, psicose ou transtorno de humor?”. Participam os médicos psiquiatras:

  • Dr. Alexandre Duarte Gigante: médico psiquiatra associado titular da ABP, Doutor em Psiquiateia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em Transtornos do Humor pela Universidade de British Columbia (Canadá). Docente da UNOESTE e preceptor do Programa de Residência Médica do Hospital Regional de Presidente Prudente.

  • Dr. Gerardo Araújo: associado titular da ABP. Possui mestrado (2007), doutorado (2009) e pós-doutorado (2013) em Medicina (Neurociências) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

  • Dra. Gilmara Peixoto Rister: médica psiquiatra associada titular da ABP, coordenadora da Comissão de Ligas Universitárias da ABP, Mestre em Ciências da Saúde e docente da UNOESTE. Preceptora do Programa de Residência Médica e Coordenadora do Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental do Hospital Regional de Presidente Prudente.


O ABP TV é ao vivo às 20h30 e é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.